A Semana de Europa chega com força ao Brasil 

Organizada pelo EUNIC Brasil e a Delegação da União Europeia, a Semana da Europa expande suas atividades culturais e esportivas a 10 capitais brasileiras

Concebida para exaltar a unidade do continente europeu - comemorada em 9 de maio, data que marca o Dia da Europa - e ao mesmo tempo destacar a diversidade de seus países-membros, a Semana da Europa expande suas atividades e oferece ampla programação em várias cidades do Brasil, graças ao apoio deste Escritório Cultural da Embaixada da Espanha e do Instituto Cervantes, entre outros.

 

Promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE), o evento chega a sua 11ª edição com o tema “Desenvolvimento e Cidadania”. Este ano, o projeto tem o ambicioso propósito de ganhar mais visibilidade em todo o país e, pela primeira vez, as atividades serão realizadas em 10 capitais distribuídas em quase todo o território brasileiro, de Florianópolis a Manaus, passando por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Natal, Aracaju e Belém. Serão mais de 20 eventos entre os dias 3 de maio e 30 de junho.


A Semana da Europa estará composta por uma grande variedade de atividades entre as que destaca o Festival de Cinema Europeu, com filmes de 18 países, alguns deles inéditos no Brasil; o Concerto Europeu que contará com a presença do regente espanhol Maximino Zumalave; o Festival de Jazz com vários grupos europeus e a exposição de livros de arte doados pelos países membros para a Biblioteca del Museu de Arte do Rio (MAR). Além disso, haverá atividades complementárias como uma corrida popular, apresentações de dança, exposições, seminários, uma regata, etc. Serão quase dois meses de programação cultural e esportiva que oferecerá ao público a possibilidade de aproximar-se 

à realidade da União Europeia. 


 A realização é de EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU, as Embaixadas do Estados Membros e a Delegação da União Européia no Brasil, coordenados pela Presidência Italiana da UE.


Este Escritório Cultural da Embaixada da Espanha tem coordenado um dos eventos culturais mais importantes e difíceis da Semana da Europa, o Festival de Cinema Europeu. Além disso, junto com o Instituto Cervantes de Brasília, participa ativamente no Bazar Europeu.

 

A 11ª edição da Semana da Europa conta com o apoio fundamental de dezenas de instituições e parceiros locais, entre as quais se destacam-se Governo do Estado do Amazonas, Secretarias de Estado de Cultura do DF e do ES, Secretaria de Estado de Turismo do DF, Prefeituras do Rio de Janeiro e Curitiba, fundações culturais, clubes, teatros, cinemas, museus e universidades.

 

Para conferir a programação completa, acesse o site: www.semanadaeuropa.org.br 


Programação geral da Semana da Europa no Brasil.
Folder_programacao_geral.pdf
Adobe Acrobat Document 2.1 MB
Folder do Festival de Cinema Europeu
Programação do Festival de Cinema Europeu nas nove cidades brasileiras com sinopses e imagens dos filmes.
Semana_Europa_Folder_FCE.pdf
Adobe Acrobat Document 727.4 KB